13 Curiosidades sobre House of Cards

spacey-house-of-cards-season-3-in-t-72-days-but-hey-who-s-counting

Está disponível à partir de hoje no Netflix um dos lançamentos mais aguardados deste começo de ano, a terceira temporada do fenômeno político House of Cards. Para comemorar essa nova leva de 13 episódios que me deixa à beira da histeria sem revelar spoilers, trago para vocês uma lista de 13 curiosidades sobre essa mega produção:

1. A SÉRIE É INSPIRADA EM UMA MINISSÉRIE BRITÂNICA

Por mais original que este lançamento tenha parecido quando surgiu em 2013, House of Cards é baseada em uma minissérie de 4 episódios exibida pela BBC em 1990 e que vivia sob a mesma alcunha do fenômeno americano. O original foi baseado em um livro do autor Michael Dobbs e se passa no período em que Margaret Thatcher ocupou o cargo de Primeira Ministra.

2. O AUTOR MICHAEL DOBBS NÃO É APENAS UM ROMANCISTA POLÍTICO

Michael Dobbs não precisou estudar muito a teoria do universo político para criar o livro que inspirou essa obra prima do Netflix. Além de escritor, Dobbs serviu como Chefe de Gabinete de Margaret Thatcher entre 86 e 87 além de ter sido Presidente Adjunto do Partido Conservador entre 94 e 95.

3.  A SÉRIE CONTA AINDA COM UM CONSULTOR POLÍTICO BEM FAMOSO

O showrunner de House of Cards, Beau Willimon, já trabalhou com diversos políticos de grande renome, incluindo Hillary Clinton, mas ainda assim se precaveu para que não fizessem papel de idiotas ao lidar com um assunto tão delicado. Para definir o tom de toda a movimentação política, Willimon recruteu um velho amigo de faculdade, Jay Carson, como consultor. Seu amigo Carson é um estrategista político profissional e já trabalhou com Michael Bloomberg, Howard Dean, Hillary e Bill Clinton, e se tornou conhecido por servir de inspiração para Stephen Meyers, personagem vivido por Ryan Gosling no filme Tudo Pelo Poder (The Ides of March), dirigido por ninguém menos que George Clooney.

4. ESTA É A ESTRÉIA DE DAVID FINCHER NA TELINHA

duplamente indicado ao Oscar, David Fincher é a mente por trás de alguns dos maiores thrillers de suspense dos últimos 30 anos, incluindo Se7en, Fight Club, Zodiac, The Social Network, e Gone Girl, Fincher utilizou House of Cards como plataforma para a telinha, tornando-se não apenas Produtor Executivo mas também diretor dos dois primeiros episódios da temporada de estréia.

5. ANTES DE SUA ESTRÉIA, HOUSE OF CARDS MOVIMENTOU UMA GUERRA ENTRE CANAIS PELOS DIREITOS DE EXIBIÇÃO

David Fincher e Kevin Spacey (também Produtor Executivo da série) começaram a produção sem possuir contrato com nenhuma rede, mas logo começaram as especulações que lançaram o leilão pelos direitos sobre a produção, incluindo a AMC e a HBO entre os competidores. Em uma movimentação até então inédita, a Netflix ganhou os direitos não apenas com uma bela oferta financeira, mas já se comprometendo com duas temporadas completas antes mesmo da execução da primeira.

6. HOUSE OF CARDS FOI A PRIMEIRA SÉRIE ONLINE A RECEBER UM PRÊMIO EMMY

Em 2013, House of Cards entrou para a história quando se tornou a primeira série online a receber o prêmio, considerado o Oscar da televisão americana. Não apenas um prêmio, mas três foram garantidos pela produção em sua temporada de estréia. Nos meses seguintes, a série ganhou diversos outros prêmios, incluindo o Globo de Ouro tanto para Kevin Spacey quanto para Robin Wright, abrindo as portas para que outras séries online ganhassem o merecido espaço no mercado americano.

7. KEVIN SPACEY USOU HOUSE OF CARDS PARA FAZER CONTATO COM WOODY ALLEN

Um fã declarado do diretor Woody Allen, Kevin Spacey já declarou que nunca conseguiu sequer um teste para seus filmes e, na maior cara de pau, escreveu uma carta ao diretor presenteando-o com uma assinatura da Ntflix e convidando-o a conhecer seu trabalho em House of Cards. Segundo Spacey, Woody Allen respondeu sua apresentação de forma calorosa, declarando-se fã de seu trabalho e afirmando que o consideraria para um papel em um de seus próximos filmes.

8. KEVIN SPACEY FEZ ATÉ LIÇÃO DE CASA PARA ENTENDER FRANK UNDERWOOD

Antes de começar a viver Frances Underwood, Spacey passou algum tempo acompanhando Kevin McCarthy, líder republicano do congresso, afirmando que não inveja a posição de McCarthy.

9. A MAIOR PARTE DAS FILMAGENS NÃO ACONTECE EM LOS ANGELES

Diferente da maioria dos seriados, cujos sets são montados nos estúdios californianos, House of Cards é filmada na cidade de Joppa, no estado de Marland, próxima à capital americana, permitindo que o clima das filmagens externas se assemelhem ao máximo à realidade do local.

10. NA VIDA REAL, O PRESIDENTE É CASADO COM SUA SECRETÁRIA DE ESTADO

Os atores Michael Gill e Jayne Atkinson, que vivem o Presidente Garret Walker e a Secretária de Estado Catherine Durrant são casados desde 1998, fato desconhecido por David Fincher e todo o resto da equipe até após a contratação de ambos para seus respectivos papéis.

11. O CONTRATO DE KATE MARA POSSUI UMA CLÁUSULA QUE A LIBERA DE QUALQUER FILMAGEM QUE AFETE SUA CAPACIDADE DE ACOMPANHAR O SUPER BOWL

A atriz, que viveu a pele da jornalista Zoe Barnes, faz parte de uma família que tem Futebol Americano no sangue. Seu bisavô foi fundador do Pittsburgh Steelers. Seu avô, Vice PResidente dos New York Giants. Quando as filmagens da série 24 Horas a impediram de acompanhar o Super Bowl XL, na qual os Steelers venceram o Seattle Seahawks, Kate mandou sua agente inserir em todos os seus contratos dali para frente uma cláusula que a libera de qualquer compromisso profissional na noite do Super Bowl caso os Steelers ou os Giants estejam jogando.

12. FRANK UNDERWOOD CONQUISTOU A CHINA

A China comporta uma grande parte da audiência de house of cards, exibido no país pelo seu equivalente ao Netflix, chamado Sohu. No ano passado, a empresa declarou que, das 24,5 milhões de pessoas que acompanham a série no país, a maioria era composta por funcionários do governo, incluindo um dos mais poderosos representantes do partido comunista, Wang Qishan.

13. OBAMA TAMBÉM ODEIA SPOILERS DE HOUSE OF CARDS

No dia anterior ao lançamento da segunda temporada na Netflix, o presidente americano twitou para seus mais de 50 milhões de seguidores: “Amanhã: @HouseOfCards. Sem spoilers, por favor.”

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s