Coming Out Simulator – Um jogo de verdades, mentiras e meias verdades

coiwveo3loeynor1zkmhA experiência de “sair do armário” é algo que eu nunca vou sentir na pele, embora me considere empática aos meus amigos que compartilharam comigo suas próprias experiências. O jogo “Coming Out Simulator” me permitiu me colocar na pele de seu criador, Nicky Case, e reviver em primeira pessoa a sua própria experiência, que se passou em 2010.

Você inicia sua experiência batendo um papo com o Nicky de hoje, no qual ele te orienta nas regras bastante simples do jogo e explica que toda a simulação é baseada em sua experiência real. De origem asiática, Nicky estava morando no Canadá quando seu então namorado, Jack, o incentiva a revelar para sua família que ele é, diferente do eles imaginam, bissexual. O jogador assume o papel de Nicky, selecionando suas respostas em um diálogo tenso com seus pais. As respostas variam entre mentiras, verdades e meias-verdades, as quais o jogador navega cuidadosamente, tentando facilitar a experiência.

Na minha versão do jogo, tentei navegar com meias-verdades até perder completamente a cabeça, tomada por uma raiva incontrolável com a falta de compreensão dos personagens diante da revelação do filho, então com 19 anos. A compreensão de que aquela experiência foi real, que Nicky realmente viveu esta experiência, é o que torna este game tão poderoso. é preciso ter uma sensibilidade apurada para compreender que aqueles gráficos simples e os diálogos pesados foram uma forma de transformação de sentimento em arte.

O jogo pode ser jogado gratuitamente no browser, é só clicar AQUI e se colocar na pele de Nicky. Convido vocês a compartilharem suas experiências aqui nos comentários, sejam elas reais ou empáticas por meio de iniciativas lindas e delicadas como essa.

 

Deixe um comentário

