5 Clássicos de 1 temporada só

Sabe quando chega setembro/outubro, temporada de estreias nas redes americanas, e a gente fica empolgado, assistindo trailers de novos lançamentos, começa a seguir a série e, de repente, descobre que ela já foi cancelada? Algumas séries chegam ao final da primeira temporada e se tornam – muitas vezes – clássicos cult. Outras vezes, a série é interrompida no meio mesmo, sem desfecho nenhum e cabe aos fãs alucinados inventarem o próprio final imaginário. Aqui quero listar para vocês algumas séries de ambos os casos e espero que vocês também tenham algumas para recomendar. Vamos lá?

images01. MY SO CALLED LIFE

No começo dos anos 90, “My So Called Life” trazia uma proposta diferente das séries teen já populares (Como Beverly Hills 90210) ao contar a história de Angela, uma menina tímida e alternativa começando o colegial. A série passava aqui no Brasil pelo Multishow e durou apenas 19 episódios. Com uma visão mais honesta e cínica da adolescência, abordava de uma forma original todos os assuntos de suma importância nessa fase da vida, desde amizades, rejeição, sexo e drogas. A série pode não ter decolado, mas seus protagonistas ainda obtém muito destaque até hoje: Claire Danes (Angela Chase), hoje protagonizando Homeland, e sua grande paixão na série (e de todas as meninas da década de 90), Jared Leto (eterno Jordan Catalano), que concorre ao Oscar 2014 por seu papel em Dallas Buyers Club.

MV5BMjA0MTkwNDYwM15BMl5BanBnXkFtZTcwOTM4MDUyMQ@@._V1_SY317_CR9,0,214,317_02. FREAKS AND GEEKS

Hoje em dia, todo mundo conhece nomes como James Franco, Jason Segel e Seth Rogen, mas, no final dos anos 90, eles eram apenas um bando de jovens atores tomados sob a asa do produtos Judd Apatow. Em 1999, surgiu Freaks And Geeks, retratando a vida de um casal de irmãos no colegial na década de 90. O menino, mais novo, era o típico nerd (clubes de RPG e Audio Visual resumem) enquanto a irmã mais velha, que sempre foi ultra CDF, de repente começa a passear com o grupo mais “Porra Loca” da escola. Os diálogos são engraçados (como os filmes posteriores de Apatow provam) e rápidos com doses deliciosas de sentimentalismo adolescente. Aqui no Brasil, a FOX transmitiu os 18 episódios originalmente mas, anos depois, o Multishow reprisou os episódios nas manhãs de terças e quintas.

Reunion_TV_Series-644087065-main03. REUNION

Quando a série foi lançada, em 2005, sua proposta parecia incrível, e era: Nos 22 episódios programados para a primeira temporada, seria desvendado um crime que ocorrera entre amigos. Iniciando na formatura de colégio do grupo, em 1986, e terminando na reunião de 20 anos de formados em 2006, na qual um deles fora assassinado, cada episódio narrava 1 ano na vida do grupo e, aos poucos, os conflitos e mistérios da dinâmica deles era revelada. Acontece que a audiência americana começou a cair exponencialmente e, em apenas 9 episódios, a série foi cancelada lá fora. Aqui no Brasil, a Warner já havia adquirido todos os direitos da série e conseguiu exibir todos os 13 episódios filmados. Para fãs, como eu, restou apenas as especulações e entrevistas dos produtores, além de alguns nomes que ainda popular as séries, como Chyler Leigh (Grey’s Anatomy), Sean Faris (Pretty Little Liars) e Dave Annable (Brothers and Sisters).

serie linha do tempo flashforward 804. FLASHFORWARD

O ano era 2009 e LOST estava em sua temporada final. Para substituir este monstro duas séries novatas entraram na disputa: “Flashforward” e “V”. O cancelamento da série foi baseado exclusivamente em números: índices de audiência, e mais uma série brilhante se encerra por ignorância do público. Ainda assim, a temporada única exibida pelo AXN aqui no Brasil se tornou um clássico da ficção científica e é, até hoje, altamente cultuado pelos fãs do gênero. Basicamente, ocorre um evento e, por 2:17 minutos, o mundo todo desmaia e todos vêem um vislumbre de 6 meses no futuro. Enquanto alguns personagens tentam evitar o que viram e outros se agarram desesperadamente à visão, o FBI tenta compreender o que (ou quem) causou esse fenômeno e descobrir se (e quando) ocorrerá novamente. Pessoalmente, após o cancelamento da série, li o livro que a inspirou e vou dizer isso de uma maneira que RARAMENTE digo: a série é MUITO superior ao livro!

Alcatraz-Poster-03

05. ALCATRAZ

Mais um filhote da ficção científica que não caiu no gosto popular e acabou cancelada foi ALCATRAZ, exibida no Brazil em 2011 pela Warner. Misturando mistério com viagens temporais, a série narrava a união de um gênio científico (Aquele fofo do Jorge Garcia) com uma agente do FBI para trabalhar em uma força tarefa secreta: Resgatar prisioneiros de Alcatraz desaparecidos misteriosamente. A diferença? Esses criminosos saltara, no tempo e ainda estão com a mente em 1966. Poucos mistérios foram revelados nos episódios exibidos, mas a fórmula que transformou LOST em um marco da TV não funcionou para esse primo distante. O roteiro era bom, os atores tinham uma ótima química, mas a série acabou se tornando um clichê de audiência: elaborada demais para a massa acompanhar, acabou cortada da programação.

Anúncios

One thought on “5 Clássicos de 1 temporada só

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s