5 comediantes para você apreciar o Stand Up Comedy

O conceito ainda é relativamente novo no Brasil, que considera “Stand Up Comedy” qualquer espetáculo humorístico em que o artista fica em pé sobre o palco, mas a coisa não é bem assim. Muitos espetáculos que encontramos por aqui envolvem a criação de personagens estereotipados que se assemelham ao humor fácil da televisão aberta. O Stand Up, em sua fórmula original, é exatamente o contrário, sendo composto por pequenos monólogos e historietas bem desenvolvidas e inteligentes, muitas vezes com sarcasmo e uma sagaz mistura entre o sentido literal e o figurativo abordando situações corriqueiras que poderiam acontecer com qualquer um de nós. Pessoalmente, sou uma grande fã do gênero, e compartilho aqui com vocês 5 comediantes que vão mudar a sua percepção do que realmente significa uma boa “comédia em pé”:

5. DENIS LEARY

Denis-Leary-4.12.11Todo mundo já ouviu falar nele. Nos anos 90, foi considerado um dos homens mais sexys do mundo e como ator de cinema conquistou fama no mundo todo, mas aqui no Brasil não chegou o seu material mais espetacular: o sarcástico e revoltado espírito irlandês que saltita de um lado para o outro no palco esfregando na cara do povo americano todas as razões que o resto do mundo tem para odiá-los. Resumindo? O cara é foda! Além dos espetáculos de stand up, vale procurar também suas músicas e seus livros, especificamente o maravilhoso “Why We Suck”. Não achei nenhum vídeo legendado, mas esta versão aqui oferece um show inteirinho apresentado pela HBO, Aproveitem:

4. ADAM FERRARA

Imagem1Descobri Adam Ferrara meio sem querer enquanto ele fazia uma participação especial em um show do Denis Leary chamado “Douchebags and Donuts” e descobri posteriormente que ambos trabalharam juntos no seriado criado por Leary chamado “Rescue Me”. Adam compartilha com Leary aquele espírito espalhafatoso e gritante, mas com uma pegada mais derrotista e pessimista. Ele também leva para os palcos aquele estereótipo ítalo-americano espalhafatoso, o que conversa muito bem com o público brasileiro. Menos conhecido, também não encontrei nenhum material legendado, mas para quem se interessar, cá está na íntegra o espetáculo “Funny As Hell”:

3. DANE COOK

Dane Cook: Vicious Circle by John P. Johnson/HBOFamoso como ator de cinema, fiquei surpresa com o quanto gostei do seu espetáculo “Vicious Circle”. No cinema, ele me irrita com essa personalidade de “Frat Guy”, universitário americano, mas o stand up dele é sensacional, especialmente para o público de vinte e poucos anos. Bastante caricata e hiperativo, ele não consegue ficar parado por mais de 30 segundos e a cada 10 palavras ditas, 5 delas são variações da palavra “Fuck”, mas não de forma agressiva. Ele usa o palavrão de forma coloquial, como se estivesse batendo papo com a platéia. Vale à pena conferir e, felizmente, o espetáculo dele eu encontrei completo e legendado:

2. RICKY GERVAIS

t100art_ricky_gervaisEste nome vocês já devem ter ouvido. Ricky Gervais é a mente brilhante responsável pela criação de uma das séries de comédia mais famosas do mundo, The Office. Gordinho, afetado e hilário. Seu material é politicamente incorreto, sarcástico e, diferente dos outros nomes desta lista, tipicamente britânico. A primeira vez que eu assisti o espetáculo “Fame” eu quase me  mijei de tanto dar risada. JURO! Não encontrei a versão legendada e o sotaque dele não ajuda muito, mas vale à pena o esforço pois o cara é espetacular!!!

1. LOUIS CK

GQ-Louis-C.K.-Martin-SchoellerEm plena crise de meia idade, divorciado, ficando careca, cada dia mais gordo e com duas filhas pré adolescentes, Louis CK é simplesmente hilário. Aquela postura derrotista de quem se conformou que, daquele ponto em diante, sua vida só vai piorar, é espetacular. Os maneirismos com as mãos ajudam bastante com o tom indignado de quem se pergunta constantemente: “Mas que porra é essa?”. Nos últimos anos, ele vem se tornando cada vez mais importante e proeminente no cenário cômico americano, muitas vezes comparado a Jerry Seinfeld, que já participou do seriado “Louie”, escrito e protagonizado por ele mesmo e retratando as ridículas situações de um pai solteiro e perdedor em Nova Iorque. Sugiro que confiram a série também mas, até lá, é só dar play no espetáculo “Shameless”, legendado e na íntegra, bem aqui:

Anúncios

2 thoughts on “5 comediantes para você apreciar o Stand Up Comedy

  1. Pingback: Para comemorar 250.000 views | Junkies de Conteúdo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s