In Memorian – O trágico final da saga do Governador

governor-walking-dead2-618x400Finalmente chegou o momento que todos aguardavam e a Fox transmitiu ontem o episódio que encerra uma das mais polêmicas sagas do universo de The Walking Dead. Aproveito que tenho o episódio fresquinho em mente para compartilhar com vocês minha visão como leitora da HQ, leitora dos livros e telespectadora da série. Preparados?

Antes de tudo, gostaria de expressar o quanto me entristece perder o Governador. Até hoje o considero o mais complexo e intrigante vilão do universo de Robert Kirkman, muito mais do que Negan (vocês o conhecerão), especialmente após compreender um pouco mais da origem dele pelos livros, um lado do Governador na qual a série mergulhou o pézinho na quarta temporada mas não se aprofundou realmente. Vamos começar falando sobre ele, lembrando que haverá spoilers da HQ e do livro abaixo, ok?

HQ X LIVROS

walking-dead-the-governorPara quem não sabe, o universo da HQ é o exato universo do livro, diferente da série. Por esta razão, o Governador é o mesmo homem nestes dois formatos. O conhecemos primeiro da HQ já como governante de Woodbury, um déspota comandando um circo de desajustados e sobreviventes dispostos a seguir qualquer líder que lhes ofereça mínima proteção contra os mortos e uma forma de esquecer o mundo lá fora. Rick, Glenn e Michonne são os primeiros a entrarem em contato com ele e logo descobrem que ele é um sádico, cruel e maníaco, que percebe a ameaça iminente da liderança de Rick e corta-lhe a mão fora imediatamente, deixando-o em uma enfermaria para se curar enquanto Gleen permanece aprisionado na cela ao lado da de Michonne, a quem o Governador – que apresenta-se como Phillip Blake – tortura e estupra repetidamente. Não há razão para essa atitude dele, mas fica evidente o prazer que sente em fazê-lo. Não fosse o bastante, ainda leva a mão decepada de Rick para alimentar a pequena zumbi Penny Blake com um pouquinho de carne fresca. Ele ainda mantém uma relação doentia com a menina, deixando implícito um comportamento sexual entre os dois uma vez que o Governador lhe arranca todos os dentes e a deixa correr solta pelo apartamento.

Nos livros, quando compreendemos afinal a história deste homem, descobrimos que Phillip Blake está, na realidade, morto, tendo sido o irmão mais novo e mais durão do Governador, cujo nome real é Brian Blake. A primeira parte da saga literária mostra Brian como mais sensível entre os irmãos, morrendo de medo dos zumbis e tornando-se o acompanhante de Penny até que a garota é morta em seus braços. Em virtude da morte da filha, Phillip enlouquece e decide mantê-la acorrentada e escondida em Woodbury após alcançarem os muros da cidade, então dirigida por veteranos do exército. Phillip assassina jovens garotas na floresta para alimentar a filha até que o amigo de infância dos irmãos Blake tenta matá-lo e acabam ambos mortos na floresta, deixando Brian sozinho. Na manhã seguinte, a pequena comunidade de encontra sob ameaça em razão da postura dos líderes e, impulsivamente, Brian assassina o líder deles. Neste momento, Brian assume a identidade do irmão, incluindo a personalidade, a assume os cuidados de Penny e o governo da pequena comunidade de Woodbury, tornando-se o cruel Governador.

HQ X TV

The-Walking-Dead-the-walking-dead-32297713-1600-1200Os leitores da HQ não ficaram muito contentes com a escolha de David Morrissey, o charmoso ator britânico, para assumir a pele do hispânico Governador na televisão, mas o ator fez jus à versão do vilão que lhe foi dada. Diferente da HQ, temos o verdadeiro Phillip Blake assumindo a persona de Governador, não seu irmão, e uma versão mais bem educada dele, com uma complexidade emocional bastante diferente de Brian Blake a sua criação de posto de gasolina de estrada da HQ. O Governador de Morrissey é um homem de família destruído que não tem mais nada a perder após a morte da filha.

Toda a narrativa de sua saga ao lado das irmãs Chalmers é inspirada pela história do primeiro livro, com algumas alterações para ajustar-se à nova realidade do personagem. Megan representa a possibilidade de resgatar uma família, de encontrar um pouco de paz no meio do apocalipse. Ao reencontrar Michonne na floresta, ele claramente se sente ameaçado: Aquela mulher matou sua filha, o que a impediria de matar Megan também? Na versão televisiva, temos um Governador mais humanizado, nos permitindo criar um mínimo de empatia com suas perdas apesar de seus breves surtos de crueldade.

PALAVRAS DE SABEDORIA

the walking dead 4x08 morte hershel

Um dos momentos mais épicos da HQ é a morte de Tyreese nas mãos do Governador que, após capturá-lo, o degola na frente de Rick com a espada de Michonne, então amante de Ty. A série, porém, decidiu que ainda não era hora para nos despedirmos de Tyreese e colocou Herschel de joelhos diante da cerca da prisão como sacrifício para ameaçar Rick e o restante dos sobreviventes, criando uma das mortes mais emocionantes da série até o momento. Ver o velhinho se arrastando na grama com metade da cabeça pendendo do corpo foi de trazer lágrimas aos olhos. Eu sempre disse que, para alcançar o mesmo nível de

tumblr_mx6yuag0j91s06a78o1_500

adoração do personagem da HQ, o Governador da série precisaria tirar a vida de um dos personagens mais importantes antes de sua saga terminar e eu tinha razão. Dizendo suas últimas palavras ao próprio carcereiro, Herschel encontra seu fim de forma violenta e visceral o bastante para tornar Phillip Blake o grande vilão em todos os três formatos de sua existência. Impossível não entender completamente o nojo de Rick que gera sua reação impulsiva que resulta na guerra entre os grupos. Quem seguraria o ânimo depois de uma dessas?

MICHONNE MOSTRA A QUE VEIO

tumblr_mx8p65xgTq1qmert6o1_250Eu não sei quanto a vocês, mas eu vibrei quando Michonne aproveita o tiroteio para escapar habilmente das garras do Governador, dei pulinho no sofá e bati palmas cantando “Michonne! Michonne! Michonne!” feito louca. Que personagem incrível. A forma como ela fere o Governador apenas o bastante para salvar Rick, mantendo sua promessa à Daryl de deixar o passado para trás é espetacular. Mal posso esperar para ver sua evolução daqui para frente e espero que a série explore mais sua história pois, na HQ, ela é muito mais introspectiva e misteriosa do que a versão sorridente que vinha sendo construída aos poucos. Será que o reencontro com seu carrasco vai fazê-la regredir ou evoluir?

O MUNDO É DOS ESPERTOS

tumblr_mx6or80VN11r1qffbo1_250Eu achei que havia um grande risco de perdermos o Daryl durante a batalha com o Governador. De verdade, diante das ameaças de Robert Kirkman, achei que havia uma grande oportunidade de transformar Phillip Blake em um vilão histórico se ele assassinasse ambos os irmãos Dixon. Aí achei que ele iria sucumbir ao zumbi que se aproximavam, mas Daryl o usou como escudo para movimentar-se no campo de batalha de forma magistral… Agora, que arremesse a primeira pedra quem não tiver vibrado com a manobra da granada no tanque. Que puta cena incrível. Um dos mais consistentes entre todos os personagens, Kirkman parece se esforçar para torná-lo um favorito entre os fãs e isso muito me assusta em relação ao destino que virá encontrá-lo no futuro…

O GRANDE MOMENTO DE LILLY

tumblr_mx6mz99ixR1r7wse8o1_500Uma síncope descreve bem a sensação que me tomou ao ver Lilly carregando o corpo da filha morta até o campo de batalha. Que puta cena de impacto. Acabamos de ver Hershel ser decapitado com golpes repetidos e a cena de Megan sendo carregada ainda me pareceu mais forte. Gostei muito de como trabalharam a personagem de Lilly e sua relação com “Brian” nos últimos episódios, desde a empatia ao descobrir a foto de Penny até a atração ao vê-lo se tornar um pai para a filha ao ponto de passar a temer sua ambição. No momento em que ela leva o corpo à ele para evitar que a menina seja reanimada sabendo que ele teria a coragem de fazê-lo, percebe-se que tudo que ele acredita existir entre os dois já morreu para ela e que Lilly o percebe agora como o monstro que o Governador por ser, usando a crueldade dele para trazer um pouco de paz à filha e ainda assim incapaz de perdoá-lo, culpando-o por abandonar Megan enquanto exercia sua pequena vingança pessoal contra Rick e Michonne.

tumblr_mx8e8eWXHG1r7wse8o1_500Quem estava familiarizado com o universo da HQ já esperava que fosse ela a responsável por sua morte. Embora a Lilly da TV tenha encarnado uma mistura de três personagens femininas da saga, a escolha do nome “Lilly” foi um enorme spoiler aos leitores que reconhecem Lilly Caul como o gatilho que lhe tira a vida durante a batalha. Na HQ, Lilly Caul batalha ao lado do Governador e dá o tiro que assassina Lori enquanto ela tem Judith no colo e, ao desfalecer sobre o bebê, sufoca a filha à morte. Lilly percebe então que o Governador a fez matar uma criança e imediatamente se vira contra ele, acertando-lhe uma bala na cabeça. Já Lilly Chalmers, a versão da TV (que reúne Alice, April e Lilly), assassina-o pela morte de sua filha, ao menos é o que fica subentendido no silêncio sepulcral dela ao apertar o gatilho. Espero que não tenha sido a última aparição de Lilly na série…

AFINAL… MORREU OU NÃO MORREU?

Season_four_judith_grimesChamem de Judith ou “Pequena chutadora de bundas”, tanto faz. A pergunta que não quer calar é: Judith está morta ou não está? Pessoalmente, acredito que sim. Faz sentido, é coerente com a narrativa da HQ e traz uma força absurda à mítica do Governador. Quero acreditar que a cadeirinha ensanguentada foi uma forma delicada e pouco agressiva de traduzir em termos televisivos algo tão impensável quanto a morte violenta de um bebê inofensivo. Porém, há sempre a possibilidade de algum dos sobreviventes tê-la resgatado antes do caos tomar a prisão.

Sabemos que Glenn partiu no ônibus e Daryl fugiu correndo com Beth. Sabemos também que Rick e Carl não estão com ela, pois deixaram a prisão acreditando em sua morte. Muitos dizem que Tyreese aparece correndo com algo nos braços que poderia ser um bebê, mas acredito ser sua arma. Além disso, a cena em questão o mostra sozinho e sabemos que ele fugiu acompanhado de Lizzie e Mika. Maggie acompanhou uma Sasha doente e um Bob ferido. A única que não deixa rastros é Michonne. Dada a cena em que ela aprece chorando ao carregar o bebê no colo, acredito que existe a possibilidade de ela ter Judith nos braços, mas gostaria que a tragédia da HQ se repetisse na TV também, a acho crucial para o desenvolvimento dos personagens de Rick e Carl à partir deste ponto.

MÓRBIDA SEMELHANÇA

Mika30Days 1296233_1382801118566_fullLi muitos artigos que comparam Lizzie ao personagem de Sophia na HQ. No entanto, eu vejo uma correlação muito, mas MUITO mais assustadora entre as irmãs da série e o próximo arco da HQ, envolvendo especialmente dois pequenos irmãos gêmeos chamados Billy e Ben. Algum leitor se lembra deles? Não quero revelar a história aqui, caso eu esteja correta quanto à correlação entre eles e as meninas, mas explico as razões pelas quais fiz esta assimilação:

1. Ben e Billy perdem os pais, Allen e Donna, e são “adotados” por Andrea e Dale. Da mesma forma, Carol “adota” Lizzie e Mika após a morte do pai.

2. Os ratos. Eu já imaginava que uma das crianças os estava alimentando e, como muitos de vocês, logo apontei Lizzie como principal suspeita. Mas foi o rato encontrado por Tyreese, totalmente aberto e exposto para estudo, no início do episódio final, que me fez assumir essa conexão. Vamos ter que esperar para descobrir, mas, se eu estiver certa, podem esperar uma história bastante surpreendente para a segunda parte da temporada…

CAMINHOS SEPARADOS

the-walking-dead-temporada-4-tryreese-hershelAo que tudo indica, o retorno da temporada trará muita gente seguindo caminhos separados. Na HQ, a solução é muito simples: Ao perderem a proteção da prisão, todos acabam buscando abrigo na segunda localização mais segura que conhecem: a fazenda da família Greene. Porém, na TV, a fazenda foi queimada e tomada por zumbis, então só nos resta perguntar: Como solucionarão esta distância? Passarão a temporada inteira em busca uns dos outros? Algum deles acabará encontrando Carol pelo caminho, ou Lilly, ou Tara? Mal posso esperar!!! Para finalizar, ficamos então com a última homenagem póstumo a dois grandes personagens perdidos neste Fall Finale…

tumblr_mx61e12r9K1r7wse8o1_500

Anúncios

9 thoughts on “In Memorian – O trágico final da saga do Governador

  1. ta escrito assim

    PALAVRAS DE SABEDORIA

    the walking dead 4×08 morte hershel

    Um dos momentos mais épicos da HQ é a morte de Tyreese nas mãos do Governador que, após capturá-lo, o

    mas, ta escrito morte e Tyreese nas mao do gov..não for a morte do hershel?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s