A importância do episódio 4×06 – Live Bait para o universo de The Walking Dead

the-walking-dead-season-4-comic-to-tv-comparison-photo-leadTenho visto muita gente na internet reclamando do episódio 6, Live Bait, chamando-o de “chato” ou “tedioso”, mas aposto que as pessoas que agora reclamam não acompanharam a saga do vilão nas HQs nem nos livros da série. Pois bem, pessoal, como fanática declarada, já deixo bem claro àqueles que acompanham apenas a série ou não têm boa memória das HQs e livros: Este episódio foi importantíssimo para definir quem o Governador está se tornando dentro deste universo pós apocalíptico. Vocês mesmos não reclamaram que ele estava muito “bundão” e “água com açúcar” na terceira temporada? Não estavam clamando que queriam ver o monstro feito famoso no universo dos quadrinhos? Pois então, pessoal, é ASSIM que ele se transforma em monstro. Ele começa a jornada como um cara qualquer, assim como Rick, tentando salvar a família. A diferença entre os dois? O Governador falhou, Rick ainda tem os filhos.

Quero aproveitar para avisar desde já que este post incluirá spoilers incontáveis sobre o personagem Governador em todas as suas encarnações atuais (HQ, livros e série) e, caso não queira saber nada antes da hora, sugiro que pare de ler agora e deixe para retornar após o final da temporada. Caso contrário, leiam e discutam…

O-Governador-Special-The-Walking-DeadEM QUE MOMENTO NOS ENCONTRAMOS?

A série retoma a saga do Governador à partir do momento em que ele perde sua batalha para o pessoal da prisão e parte, deixando para trás uma pilha de corpos e uma Woodbury completamente abandonada, a qual Rick assume a liderança. Nas HQs, este período é um mistério e está sendo abordado na etapa final da saga literária dividido em dois volumes intitulados “A Queda do Governador” mas, na série, é entregue a nós por meio da união dos dois primeiros livros da saga em uma adaptação muito interessante e muito bem feita que, inadvertidamente, já começa a anunciar o destino de alguns personagens até então desconhecidos por nós, especialmente uma das irmãs que o recebem durante o episódio.

the-walking-dead-ascensao-do-governador-0-290x160BRIAN HERIOT Vs. BRIAN BLAKE

images

Ao apresentar-se à família que o recebe, o Governador utiliza um nome que encontra pichado pelo caminho, Brian Heriot. Na série, a escolha do nome parece quase aleatória mas, na realidade, trata-se de um Easter Egg aos leitores da série literária que descobrem, ao final do primeiro livro, que Phillip Blake não é o Governador, mas seu irmão mais velho, Brian Blake, que decide assumir a identidade do irmão mais durão após sua morte.

A FAMÍLIA CHALMERS

250px-LB_Megan_Chess

O Governador é recebido por uma família bastante calorosa na série e parece ter encontrado absolvição entre eles. Os Chalmers não são desconhecidos aos leitores de “A Ascenção do Governador”, embora estejam um pouco diferentes do que nos lembramos. Lilly

A morte de David Chalmers é retratada da mesma forma em que seu personagem falece nos livros, embora o efeito que isso tem em suas filhas seja bastante diferente. Enquanto Tara se torna apavorada por Phillip, April começa a ter uma relação de amor e ódio com ele, resultando em um passeio aventureiro em busca de mantimentos que começa com um beijo consentido e termina por Phillip a estuprá-la, gerando a expulsão de seu grupo do apartamento na manhã seguinte.Chalmers, por exemplo, é conhecida por April e não tem uma filha pequena, embora assuma rapidamente o papel de mãe de Penny, filha de Phillip Blake, com quem mantém um relacionamento enquanto dividem o mesmo teto. Já Tara Chalmers, os leitores sabem bem que logo de cara se desentende com o grupo, uma vez que Phillip não chega sozinho ao complexo de apartamentos, mas acompanhado do amigo, Nick, da filha, Penny e, é claro, de seu irmão, Brian Blake.

Meghan, filha de Lilly na série, se mostra uma substituta ao papel de Penny nesta etapa da história. Ambas param de se comunicar verbalmente em razão dos traumas sofridos e passam a temer Phillip Blake após assisti-lo destruir os zumbis.

A escolha do nome substituto de April Chalmers, porém, mostra-se familiar também aos leitores de ambos os livros e as HQs. Lilly não é apenas mais um nome, mas demonstra que a personagem da série foi moldada também utilizando elementos de outra jovem personagem feminina bastante forte e importante para o universo The Walking Dead, uma garota chamada Lilly Caul.

LILLY CAUL E A QUEDA DO GOVERNADOR

Lilly_and_Brian_Blake,_5Lilly Caul é uma garota que escapa de um grande ataque de zumbis em seu acampamento e parte acompanhada de seu namorado Josh Lee Hamilton, o casal de junkies Megan Lafferty e Scott Moon e um velho veterano médico de guerra já conhecido na série chamado Bob Stookey. A história da jornada do grupo para dentro do universo de Walking Dead é narrada no segundo livro da série, “O Caminho Para Woodbury”. Outros personagens secundários da série, embora um tanto quanto heroicos, como Martinez, também ganham maior destaque nas páginas desta novela. Para os leitores da HQ, no entanto, Lilly ganha seu destaque ao responsabilizar-se por 3 das mortes mais importantes da série (ATENÇÃO, SPOILERS: Lori Grimes, Judith Grimes e Brian Blake – o próprio Governador), embora seu destino final nunca nos tenha sido revelado em nenhum formato anterior.

Eu não sei quanto a vocês, mas eu mal posso esperar pelos próximos episódios e só espero que a série utilize todos estes recursos ao qual vem trabalhando para tornar a encarnação televisiva do Governador tão épica e histórica quanto sua contra-parte literária!!!

Lilly_and_Brian_Blake,_2

Anúncios

5 thoughts on “A importância do episódio 4×06 – Live Bait para o universo de The Walking Dead

  1. Beleza, concordo com você de que passar isso e importante, nem achei tedioso também. Porem, nos livros.. isso tudo acontece ANTES dele assumir a identidade do irmão. Antes dele ser o filho da puta que ele é.. e não depois. Pra passar um ar de coitadinho? Não engoli. Se tivesse sido passado como um “flash back” eu teria achado muito do caralho 🙂

  2. Eu honestamente não acho o Governador tão Filha da puta assim , ele é o que é pelo que aconteceu com sua familia etc. Na minha humilde opnião o Rick é tão Cruel quanto o Governador (ou mais) , quem acompanha a HQ sabe do que o Rick é capaz.

  3. Pingback: Junkies de Conteúdo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s