Review Oficial The Walking Dead 4×01 – “30 Days Without An Accident”

normal_twd401A espera finalmente acabou e The Walking Dead retornou com um episódio espetacular que mostra exatamente o quanto Rick e seu grupo de sobreviventes mudou desde que os vimos pela última vez, recebendo os sobreviventes de Woodbury entre os muros da prisão.

Não sabemos quanto tempo se passou, mas temos uma noção bastante apurada de uma nova ordem social que se estabeleceu neste novo grupo, muito maior do que o anterior.

Rick já não é mais um líder solitário, tendo sido criado todo um conselho para a tomada de decisões. Hershell utiliza seus conhecimentos como fazendeiro para criar animais de abate e uma horta completa para alimentar toda essa pequena sociedade que criaram. Carol assume a cozinha e a educação das crianças enquanto Daryl tenta se acostumar com seu novo status como herói, admirado por todos ao redor por suas habilidades de caça.

Carl tenta desmistificar a imagem de “criança” que os adultos insistem em lhe oferecer sem muito sucesso e quase alienando-se dos outros de sua idade. Rick recusa-se a carregar uma arma consigo e acaba se colocando em jornadas perigosas mesmo sem ter a intenção. Glenn e Maggie apoiam-se no relacionamento para tentar recuperar qualquer semelhança a uma vida normal enquanto Beth encontra amor em Zack, um dos jovens que se aliaram ao grupo nos meses passados e Michonne sai em busca do Governador.

Esta é a imagem geral que temos logo de início, mas a aparente paz desta nova etapa não vai durar muito tempo.

1. COISA DE CRIANÇA

Carl está em um momento de mudanças. Ao mesmo tempo em que quer participar das ações perigosas, passa madrugadas em claro lendo revistas em quadrinhos. Sua relação com o pai parece ter voltado ao normal e a proximidade de Michonne lhe traz de volta uma influência feminina forte. Porém, basta a sugestão de que participe do grupo de leitura de Carol para que ele feche a cara e reclame ser “coisa de criança”. Ele também já não é mais o único de sua idade ao redor. Algumas meninas chegaram e um adolescente com quem Carl parece se dar bem, Patrick (Vincent Martella, o Greg de “Everybody Hates Chris”). É pela sugestão do possível amigo que Carl acaba visitando o grupo de leitura escondido apenas para descobrir que Carol está ensinando as crianças a se defenderem com facas sob o pretexto da leitura infantil.

2. TRÊS PERGUNTAS

Rick deixa o confinamento da prisão para buscar os animais presos nas armadilhas para poderem alimentar a todos quando encontra Clara, uma mulher desnutrida e faminta que, de início, pode ser confundida com um zumbi. Ela pede a ajuda dele, clamando para que aceite ela e seu marido no grupo deles. Rick concorda em conhecer o marido mas, para aceitá-los no grupo, precisarão responder 3 perguntas. Durante todo o caminho pelo mato, Clara lhe narra como ficaram presos em um aeroporto e tiveram que fugir, como o marido a ensinou a sobreviver ensinando-a a fazer tudo que fosse preciso para sobreviver. Rick a segue desconfiado e com razão: Assim que alcançam o acampamento, Clara o ataca. Muito mais esperto e experiente, Rick se desvia dela. Clara explica que não poderia ter sobrevivido sem Eddie, o marido, então teve que trazê-lo com ela após sua morte e então esfaqueia a si mesma no estômago, clamando que Rick não a mate, mas a deixe viver com Eddie sendo igual a ele. Tudo que ela quer saber dele são as perguntas que o fariam aceitá-la dentro de seu grupo:

Pergunta: “Quantos zumbis você matou?”

Resposta: “Eddie matou todos eles.”

Pergunta: “Quantas pessoas você matou?”

Resposta: “Apenas eu.”

Pergunta: “Por quê?”

Resposta: “Porque você nunca pode apagar o que fez.”

Após a morte de Clara, Rick honra o desejo dela e a deixa viver como zumbi junto a Eddie que, pelo tamanho do corpo enrolado nas cobertas, é apenas uma cabeça sem corpo. Ao dividir sua experiência com Hershell, Rick confessa temer se tornar como ela e o velho responde pra ele que ele se tornou, sim, mas conseguiu voltar.

3. UMA VIDA NORMAL

Glenn mostra-se mais preocupado com Maggie do que o normal, pedindo que não participe do grupo que sairá em busca de mantimentos naquela tarde. Ela tenta discutir com ele, mas acaba cedendo e Glenn acompanha o grupo sem ela. Apenas mediante o retorno dele entendemos que pensavam que Maggie estivesse grávida, mas ela garante ter certeza de que não está. Glenn respira aliviado, mas Maggie lhe explica que eles precisam acreditar que podem ter uma família, senão não há razões para continuarem lutando.

4. NOVOS ROSTOS

Temos algumas apresentações rápidas de novos personagens bem como uma breve aprofundada em personagens existentes. Sasha assumiu um papel de liderança no grupo, sempre participando das missões externas e integrando o conselho de líderes da prisão. Tyreese está começando a se envolver com Karen, a sobrevivente do massacre do Governador, e ambos parecem profundamente envolvidos um com o outro muito. Patrick parece ser um dos mais novos amigos de Carl. Beth arranjou um namorado de idade próxima à sua chamado Zach, com quem troca beijos logo antes da missão partir. Por fim, temos Bob Stokey, um médico veterano de guerra com um claro problema de bebida.

5. MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA

Daryl e Michonne não aguentam passar nem 5 minutos parados então, é claro, lideram a missão ao shopping/supermercado que Daryl encontrou semanas antes. Com eles, seguem alguns sobreviventes como apoio, entre eles Glenn, Sasha, Tyreese, Bob Stokey e Zach. Na semana anterior, Daryl conseguiu atrair todas as criaturas para longe da entrada e agora os zumbis ficam vagando no teto, dando tempo o bastante para que possam investigar o interior do lugar. Eles se espalham e Bob fica tentado a levar uma garrafa de bebida mas resiste à tentação apenas para derrubar a prateleira em cima de si mesmo, prensando sua perna contra o chão e atraindo a atenção dos zumbis no telhado que cede sob a pressão e acaba nos oferecendo uma cena espetacular e digna de George Romero, com um monte de mortos podres se desfazendo e atacando os sobreviventes. Zach e Daryl se prontificam para salvar Bob mas, neste processo, Zach acaba sendo mordido nas pernas e pescoço e, com um helicóptero desabando pelo telhado sobre o menino, os outros sobreviventes se vêem obrigados a abandoná-lo para trás.

6. EU GOSTEI DE VOCÊ PRIMEIRO

A relação entre Carol e Daryl se estreita cada vez mais. Ao caminhar em direção à ela, Daryl recebe tantos cumprimentos que fica sem graça e Carol utiliza o bom humor típico deles para fazê-lo aceitar que ele é, realmente, um herói entre eles. Como que para confirmar seu raciocínio, Patrick se aproxima desejando apenas apertar a mão dele, agradecendo pela caça da noite anterior. Carol compartilha com Daryl suas preocupações com a segurança da prisão e ele oferece todo o conforto e apoio do mundo, o que nos traz a pergunta: Será que tá rolando? Aí, mais para o fim do episódio, Daryl vai à Beth dar a notícia da morte de Zach e ela parece desapegada dele, como se esperasse perder todos ao seu redor, mas abraça Daryl com força, o que me faz perguntar se ela não está projetando nele a idéia de salvação… Será?

7. UMA NOVA AMEAÇA?

Rick nota alguns zumbis diferentes, com os olhos cheios de sangue, logo no início do episódio, quando Carl lhe pergunta o que há de errado com Violet, a porquinha que estão criando para abate. Mais tarde, Rick repara que Violet morreu, imóvel no mesmo cantinho desde aquela manhã. Mas Violet não é a única que não andou se sentindo bem. Patrick se sente enjoado durante a aula de Carol e, durante a madrugada, se levanta da cama e vai direto para debaixo de chuveiro, parando apenas para tossir antes de desfalecer debaixo d’água e abrir os olhos novamente apenas como um zumbi carregando o sangue nas pupilas assim como Rick havia notado mais cedo. O episódio se encerra com Patrick abrindo os olhos sem que ninguém na prisão esteja acordado para vê-lo, o que promete gerar um caos sem tamanho na próxima semana.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Seguindo o direcionamento da HQ, acredito que estamos em um momento de calmaria antes da fúria. Michonne também sabe que o Governador não vai simplesmente fugir e está preparada para matá-lo. O problema é o que acontecerá até lá. As relações internas parecem estar em perfeitas condições harmoniosas mas, discretamente, podemos perceber alguns pontos de ruptura: O segredo de Carol não deverá agradar a todos os adultos, o instinto maternal de Maggie poderá criar um conflito entre ela e Glenn ou até mesmo Hershell, que deixou claro para Glenn no passado que não queria a filha grávida na mesma situação de Lori. O desprendimento de Beth é um sintoma maior de algo traumático ou uma reação natural após tantas perdas? Esta primeira metade da temporada deverá encerrar de vez a história do Governador, o que significa que há muito sangue ainda a ser derramado nas próximas semanas e este início de temporada foi o mais forte até o momento, prometendo cenas inesquecíveis como um zumbi pendurado no teto pelas próprias tripas!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s