Shakespeare para leigos

shakespeare-header1Ele é, talvez, o maior dramaturgo de todos os tempos, mas nem todo mundo tem muita paciência para ler suas longas e prolixas comédias e tragédias. Como eu acredito que todo mundo precisa conhecer um pouquinho de William Shakespeare, dou três sugestões mais modernas e descontraídas para entrar neste universo cultural:

1. A MEGERA DOMADA

ocravoearosaAtualmente, a Globo está reprisando uma grande campeã de audiência no Vale à Pena Ver de Novo. O que poucos sabem (e os créditos não revelam – eu chequei) é que o núcleo central da trama entre Adriana Estevez e Eduardo Moscóvis é baseado na comédia shakesperiana. Até mesmo os nomes dos personagens centrais, Catarina e Petruchio, são diretamente inspirados pelos protagonistas da peça, que narra os acontecimentos que sucedem o casamento arranjado entre os dois. Ela, uma donzela totalmente insuportável, e ele, um nobre falido. A peça conta todas as armações da moça para provar-se não obediente ao marido, que acaba por amansá-la, é claro. Enquanto a peça original tem diversas referências machistas típicas da época, a novela enaltece o feminismo e a independência feminina na década de 1920.

2. ROMEU E JULIETA

WestSideStoryLogo A mais famosa tragédia de Shakespeare narra o romance entre dois jovens cujas famílias são inimigas mortais e todas as vãs tentativas românticas do casal para vencer esse obstáculo, o que resulta apenas na trágica morte dos dois. Milhares de versões desta história já foram feitas, mas a mais célebre talvez seja a peça musical West Side Story, A modernização da tragédia Shakespeariana traz consigo algumas mudanças do texto original, como o destino dos protagonistas, Tony e Maria.

Enquanto Romeu e Julieta se passa em Verona, no século XVI, e trata de uma briga familiar, West Side Story se passa em Nova Iorque, na década de 1950, e coloca os amantes em gangues rivais. Trocam-se espadas por armas de fogo e longos monólogos por músicas teatrais. Não vou revelar o final do musical da Broadway, mas garanto que mesmo os maiores fãs de Romeu e Julieta irão se surpreender.

3. HAMLET

1211Pessoalmente, minha tragédia favorita de Shakespeare, assim como meu filme da Disney favorito desde pequenininha, mas não descobri a relação entre os dois até a adolescência. Tanto Hamlet quanto Simba se encontram completamente perdido ao perderem o pai e ambos fogem de suas responsabilidades enquanto monarcas após herdarem seus tronos.

Ambos os reis Hamlet Sr. e Mufasa compartilham características além de uma reinado pacífico e benevolente, como a aparição póstuma aos filhos que são essenciais para que ambos busquem vingança pela morte de seus pais.

Os vilões Claudius e Scar também são diretamente comparáveis, uma vez que ambos são irmãos de seus reis, os assassinam para tomar seus tronos e tomam suas esposas para si. Ambos revelam aos príncipes sua culpa no assassinato do rei mas, enquanto Claudius o faz em busca de perdão, Scar o faz para provocar Simba e encontra seu destino final sem jamais arrepender-se de seus atos.

Claro que estes são apenas alguns exemplos de versões pop dos clássicos do teatro shakespeariano. Tem algum outro que seja seu favorito? Conte pra gente!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s