Filmes baseados em quadrinhos desconhecidos – Por que assistir?

Filmes baseados em HQs estão bombando nos cinemas e estourando de bilheteria há anos. Refilmagens de Batman, séries inteiras do Homem de Ferro, quatrocentas versões diferentes de Hulk, 3 sagas não lineares de X-Men, quase 3 horas de Watchmen… Até mesmo a televisão se rendeu e transformou The Walking Dead em um marco do gênero. Mas existem muitos filmes baseadas em HQs que você nunca ouvir falar ou, pelo menos, nem sabia que eram baseadas nas famosas Graphic Novels. Aqui temos uma lista com 3 exemplos muito bacanas que eu recomendo pra quem curte o estilo:

1. RED – APOSENTADOS E PERIGOSOS

red-graphic-novelA Graphic Novel RED foi uma edição limitada com 3 revistas que contam a história de Paul Moses, um agente aposentado da CIA que vive em uma área isolada e resume seus contatos humanos a telefonemas de uma garota que deseja seguir seus passos e cartas de uma sobrinha que vive na Inglaterra. Quando o novo diretor da CIA ordena sua morte, três assassinos profissionais surgem em sua casa e, após matar cada um deles e identificar o padrão do assassinato, Paul percebe que está na mira da Companhia e decide buscar retaliação.

Com um elenco de fazer inveja em muita red_movie_poster_final_01superprodução por aí, a versão para o cinema foi lançada em 2010 com Bruce Willis no papel principal, ao lado de Morgan Freeman, Hellen Mirren e John Malkovich. Pouco fiel à versão em quadrinhos, a releitura cinematográfica adota um tom mais humorístico do que a HQ e, apesar da crítica tê-lo considerado meio morno, o filme foi indicado ao Globo de Ouro por Melhor Filme – Musical ou Comédia. Após seu lançamento, foram produzidas história de origem na HQ para personagens que só foram criados para o próprio filme. Para quem gosta de misturar ação com comédia, o filme é uma ótima pedida!

2. GHOST WORLD

Ghost_world

Enid Coleslaw e Rebecca (Becky) Doppelmeyer são duas melhores amigas adolescentes cínicas e ultra inteligentes recém-formadas no colégio que, sem saberem o que desejam fazer do resto de suas vidas, passam seu tempo criticando a cultura pop e todas as pessoas que encontram pelo caminho.

Embora ambas se sintam esporadicamente atraídas por um amigo em comum chamado Josh, a proximidade da amizade das duas as fazem questionar tristemente se, por acaso, não seriam lésbicas. Com o passar da história, um afastamento passa a ocorrer entre as duas, um processo natural do ato de se tornarem adultas, mas o impacto desta separação é muito forte na vida das duas.

A versão para o cinema foi lançada em 2001 e traz uma equipe de atores Ghost World 7espetacular, bem hipster, com Thora Birch no papel de Enid e Scarlett Johansson como Becky, além de Steve Buscemi e Brad Renfro para fechar o time. O filme foi muito aclamado pela crítica, tendo sido indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, e é considerado, assim como a versão original em HQ um retrato depressivo e real da angústia adolescente.

03. TANK GIRL

tank-girl-rules-poster

Tank Girl é uma tirinha britânica que reverencia tudo que deu origem à cultura pop do punk, incorporando em sua estrutura nada-linear elementos desorganizados, anárquicos, absurdos e psicodélicos. Embora a história se proponha a acontecer em um estilizada versão pós-apocalíptica da Austrália  suas origens britânicas são bastante evidentes na referências pop.

A história é centrada em torno de Rebecca Buck, uma caçadora de recompensas que dirige, é claro, um tanque de guerra que, após assassinar um oficial de alto nível ao confundi-lo com o próprio pai, acaba não finalizando uma importante entrega ao presidente e se torna uma criminosa procurada com uma recompensa milionária sobre sua cabeça.

Junto com Booga, seu namorado, um canguru mutante que fará tudo que ela pedir, incluindo assassinato, ela se enfia nas situações mais absurdas possíveis demonstrando uma tendência constante de atos sexuais, violentos, flatulentos, psicotrópicos e altamente etílicos. Uma verdadeira celebração do caos e da desordem.

A versão cinematográfica foi um grande fracasso de público, crítica e bilheteria, tankgirl1levando a produtora à falência com o alto investimento na utilização de multi plataformas que vão desde live action, animação, montagens, animatronics, prostéticos, coreografias musicais, maquetes, fundos falsos, holografiia e efeitos especiais em CGI. O filme se tornou um cult underground para o público indie e é altamente celebrado pela cultura neo-punk. Apessar do grande fracasso, traz alguns grandes nomes no elenco, como Naomi Watts e Malcom McDowell. Possivelmente um dos meus filmes favoritos na adolescência, sou parte do grupo que cultua Tank Girl com um carinho especial APESAR da história tosca.

 

Anúncios

4 thoughts on “Filmes baseados em quadrinhos desconhecidos – Por que assistir?

  1. Assisti Tank Girl e achei incrível, digno de de mini-série. Pelo menos nos tempos de hoje, pois antigamente até a ideia de uma série de zumbis pareceria absurda. Quando assisti este filme fui pesquisar na internet mais conteúdo relacionado e descobri que o criador dos quadrinhos é o mesmo artista dono dos traços da banda Gorillaz, Jamie Hewlett.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s