Quem afinal é o Governador?

Cuidado! Esta entrada contém spoilers das HQs e das duas novelas de “The Walking Dead”. Entre no link sabendo muito bem o que está fazendo! Depois não venham pagar de desavisados e reclamar de spoilers!!! Se tiverem realmente vontade de saber TUDO sobre esse personagem misterioso, não esqueçam de ler o post ATÉ O FIM!!!

O ENCONTRO DE RICK E O GOVERNADOR E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

688242-adi_and_alex_730247-1002x1024

Todo mundo já ouviu falar no Governador, mas o personagem da série e o personagem da TV são pessoas bastante diferentes. Enquanto a maioria das pessoas o reconhece como um homem bem apessoado que perdeu a cabeça com a morte da filha e, lentamente, foi perdendo a cabeça, os leitores da HQ conhecem uma versão bastante diferente: um homem de origem simples que beira a esquizofrenia e tem um certo prazer com a tortura, além de uma sede por poder indescritível.

O LADO SÁDICO DE PHILLIP BLAKE

Quando cruzamos o seu caminho na HQ, o homem que se apresenta à RickMichonne e Glenn como Phillip Blake já é um déspota de marca maior, líder de uma comunidade bastante organizada que, além de médicos à disposição e comida compartilhada, ainda oferece uma interessante programação de entretenimento, o chamado “Circulo da Morte”. Nós tivemos um rápido vislumbre disso na TV, mas a série não mostra a importância da arena dentro de seu reinado: Ao contrário do que vemos Merle participando, a origem dessas lutas é bastante cruel: Quem desobedece a leis por ele impostas vai parar dentro da arena, cercado de “mordedores” para lutar até a morte com outros “criminosos” após um bom tempo de privação para deixar qualquer um completamente ensandecido de raiva.

Este é o cenário que Rick encontra e o deixa horrorizado. Sem mais nem menos, o tão sorridente líder de Woodbury corta a mão do xerife para alimentar Penny Blake, com quem ele possui um incestuoso relacionamento quase sexual e bastante doentio. Enquanto Rick vai para a enfermaria, Glenn fica preso na cela ao lado da de Michonne. Enquanto isso, a espadachim é punida por defender Rick ao arrancar um pedaço da orelho do Governador com os dentes. Se ele vai humilhá-la deixando-a nua? Ah, por favor! Isso é coisa de censura televisiva! O verdadeiro Governador a deixa acorrentada pelos braços sem suas roupas e a estupra sempre que deseja, fazendo Glenn escutar tudo.

UM BREVE RESPIRO DE ESPERANÇA

Com a ajuda de MartinezAlice e o Doutor StevensRick consegue escapar da enfermaria e libertar seus amigos. Enquanto seguem para os muros em direção à liberdade, Michonne decide ficar para trás e alcançá-los depois. Logo de cara, Stevens é mordido e fica para trás. Rick e Glenn seguem de volta para a prisão acompanhados de Alice e Martinez (que, eventualmente, acaba se mostrando um traidor e é friamente morto por Rick antes que consiga retornar à Woodbury e revelar a localização da prisão).

Michonne espera pelo Governador pacientemente e consegue finalmente prendê-lo para exercer sua própria tortura, tão doente e sádica quanto a dele sobre ela. Acham que eu estou exagerando na psicose dela? Vamos pensar bem nisso: Ela o prega pelos testículos no chão, o acorrenta pelos braços como ele fez com ela, arranca seu pênis fora, usa o alicate para arrancar unhas e dentes, fura-o com uma furadeira, arranca-lhe um braço e o cauteriza com um maçarico, o sodomiza com uma colher de metal aquecida com o maçarico logo antes de utilizá-la para arrancar-lhe o olho. Leve, né? Só que ela escuta passos no corredor e é forçada a fugir pela janela, sem antes cortar-lha a veia femural na coxa para que sangre até a morte lentamente. Ela consegue escapar a alcançar Rick na chegada à prisão.

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

Enquanto o pessoal da prisão está vivendo feliz e contente acreditando que Michonne deu cabo do Governador, seus mais fiéis capangas arrastam Bob, o bêbado da cidade de Woodbury e ex-paramédico militar, para dar um jeito em seu líder sob a ameaça de morte. Meio torto mas ainda vivo, o Governador repousa silenciosamente para recuperar suas forças, assumindo finalmente aquele visual de tapa-olho que a gente tanto adora e se tornando cada vez mais doente em seu desejo de vingança. Não suficiente, seu pequeno exército ainda consegue reunir forças suficientes para destruir um pequeno castelo, incluindo um tanque de guerra em meio a todo o armamento militar que eles já possuem.

Enquanto isso, na prisão, Alice utiliza os ensinamentos adquiridos com o agora morto Doutor Stevens para acompanhar a gravidez de Lori e, eventualmente, obter sucesso no parto da criança, uma menina que, assim como na série, é chamada de Judith. Este nascimento é suficiente para resolver todos os problemas do casamento dela com Rick, deixando para trás de uma vez por todas sua história com Shane. Tudo parece lindo e maravilhoso até o momento em que o Governador surge no horizonte, totalmente recuperado de seu estado de quase morte, montado em seu tanque indestrutível, assassinando Tyreese ao degolá-lo com a espada de Michonne mediante a recusa de Rick em entregar-se e dando a ordem ao seu exército: “Matem a todos!

A QUEDA DO GOVERNADOR

Sim, o Governador é até o momento o maior vilão da história da HQ. Sabem por quê? Pra mim, por que ele é responsável pela morte mais cruel e absurda de toda a narrativa. Ele não puxou o gatilho, mas ele estava ali, comandando as tropas e curtindo toda aquela carnificina como se fosse manhã de Natal. Sob seu comando, Lilly Caul aperta o gatilho e acerta Lori pelas costas, e ela cai para sua morte. Até aí tudo bom, mas em sua queda, o peso de seu corpo esmaga a pequena Judith, aninhada em seus braços na hora da fuga. Lilly imediatamente percebe suas ações e se vira contra o líder. BAM! Bem na cabeça! A morte de Judith não foi em vão: Foi a motivação necessária para finalmente alguém dar cabo deste alucinado.

A ASCENÇÃO DO GOVERNADOR (The Rise of the Governor)

a6b2e400f643d80fd439f9b09282bf4bA primeira história tem como ponto focal os irmãos Blake, Phillip e Brian, a pequena Penny Blake, e dois amigos de infância de PhillipBobby Marsh e Nick Parsons. A caminho de uma suposta região de segurança em Atlanta, o grupo encontra um condomínio de casas milionárias para se esconder e construir uma proteção para passar o inverno, mas Wilshire Estates não é o que parece e, logo, Bobby é atacado e mordida, forçando o grupo a seguir caminho. Brian, o mais velhos dos dois irmãos, e o mais humano, faz questão de deixar um aviso para os próximos sobreviventes: Um aviso que Rick não enxerga sob a neve e acaba causando a morte de Donna meses depois.

Enquanto Phillip vai se tornando cada dia mais duro, frio e sádico diante da necessidade de proteger sua filha, Brian é um “molenga”, vomita quando mata seu primeiro zumbi, não tem coragem de lutar com as criaturas e se esconde no armário com a pequena Penny ao primeiro sinal de perigo. Nick é mais racional, sempre pensando na próxima rota de fuga.

Ao chegarem em Atlanta, é claro que a cidade está infestada. Prestes a se tornarem comida de zumbi, são salvos por uma garota chamada April Chalmers, que encontrou alojamento com seu pai e sua irmã e aceita receber o grupo. Em alguns dias, o grupo acaba se tornando quase uma família: April e Penny são como mãe e filha, Nick arranja um canto só pra ele alguns andares acima e eles conseguem juntar suprimentos necessários para o pequeno grupo sobreviver. Phillip começa a perceber que está se apaixonando por April aos poucos, como se ela trouxesse à tona a humanidade que ele havia perdido. Tudo parece lindo (dentro do possível) até que o patriarca da família Chalmers falece durante a noite e se transforma. Sua versão zumbi tenta atacar a filha mais velha, Tara, e Phillip, como o mais frio do grupo, se prontifica para dar o tiro de misericórdia na cabeça do velho. à partir deste momento, a pequena família desajustada vai desmoronando aos poucos, mas a conexão de Penny e April parece se fortalecer a cada dia, brotando em PhillipBrian e Nick uma réstia de esperança de conseguirem fixar raízes por ali.

Durante uma tempestade, enquanto Phillip leva April para buscar suprimentos, os dois acabam se beijando. Ele se entrega totalmente ao desejo que explode dentro dele, ignorando totalmente os berros dela pedindo que ele pare. Ele a estupra sem sequer perceber que ela está se debatendo sob ele. Na manhã seguinte, acorda para descobrir que Tara roubou todas as armas deles e ameaça matá-lo se o grupo não partir imediatamente. Sem nenhum recurso além das próprias pernas, o grupo cai nas ruas infestadas de Atlanta novamente, mas Phillip nunca revela a verdade sobre a razão de sua expulsão. Mediante o abandono de AprilPenny se torna cada dia mais reclusa, fechada e amedrontada. Brian é a única pessoa que consegue tirar qualquer palavra dela.

Depois de muito sofrerem para sair da cidade, o carro deles atola na estrada apenas alguns metros de distância de uma horda de Mordedores. Phillip pede que Brian cuide de Penny e, sozinho, com um martelo nas mãos, cai no meio da multidão de zumbis, destruindo-os com toda a raiva contida após o incidente em Atlanta. Ele volta para o carro ileso, coberto de sangue podre e sorrindo: aquele é o momento de quebra, o momento em que Phillip Blake perde toda a sua humanidade. De lá, seguem para uma grande casa de fazenda na qual se instalam confortavelmente. Depois de semanas, são atacados por um grupo de saqueadores mais numeroso e mais armado do que eles.

Brian esconde Penny na floresta sob as ordens do irmão de protegê-la enquanto Phillip mata seus atacantes um a um. Infelizmente, um deles acerta Penny bem no estômago antes que Brian tivesse a chance de protegê-la, e a garotinha não sobrevive. Phillip desfigura Brian quase à beira da morte, espancando-o loucamente, como se isso fosse trazer Penny de volta. Ele a prende a um tronco de árvore e mantém dois dos invasores, ainda vivos, no celeiro da casa. Enquanto Brian lentamente se recupera de seus bastante intensos ferimentos, Phillip se distancia de todos, passando horas sozinho na floresta ou no celeiro. Um belo dia, Nick procura por Brian e conta que seguiu Phillip e viu que ele está alimentando Penny com os restos dos cadáveres dos atacantes e que o casal de prisioneiros está sendo estuprado, espancado e vivendo em meio aos próprios fluídos podres. Juntos, eles vão ao celeiro e decidem matar os prisioneiros, por pura misericórdia. Insatisfeito com isso, Phillip decide partir com Penny, que ele mantém na coleira como um cachorro adestrado. Mesmo à contragosto, Brian e Nick o acompanham até chegarem a uma cidadela totalmente murada: Woodbury.

Eles entram a se alojam em um dos apartamentos abandonados silenciosamente. Phillip prende Penny na lavanderia do apartamento. Nick e Brian passam a maior parte de seu tempo fora do apartamento, cujo cheiro de podre se torna insuportável. Brian procura ajuda médica para ver os ferimentos causados por Phillip e recebe ajuda do Doutor Stevens, um velho médico já cínico e descrente de qualquer tipo de esperança.

Suspeitando das atitudes sinistras e sumiços noturnos de PhillipNick convence Brian a seguir o irmão até seu esconderijo na floresta com a justificativa de acreditar que Phillip está matando inocentes para alimentar a filha morta. Eles descobrem que Phillip vem mantendo uma jovem acorrentada a uma árvore com a intenção de estuprá-la e matá-la como aperitivo para PennyNick o enfrenta mas, evidenciada a loucura de Phillip, o amigo de infância não consegue se controlar e acidentalmente MATAPhillip Blake. Ensandecido de ódio, Brian simplesmente atira em Nick, deixando os corpos no meio da floresta para que Mordedores os devorem. Ele retorna ao apartamento sem saber como proceder. Mediante a perda de seu irmão e seu amigo, Brian acaricia os cabelos de Penny e a trata como um filhotinho, da mesma forma que Phillip fazia.

Brian é arrastado para um reunião da cidade no qual o bando de guardas nacionais que assumiu o controle anunciam que, se alguém se opuser a eles, será morto no local. Quando um dos homens decide partir da reunião e toma um tiro na cabeça, Brian simplesmente surta, imaginando a reação do irmão diante daquela situação. Sem fraquejar, ele mata o líder do grupinho e anuncia que as coisas precisam mudar dali para frente. Quando os admiradores perguntam seu nome, ele não hesita em assumir a identidade mais forte de si mesmo e responde apenas: “Phillip Blake“.

O CAMINHO PARA WOODBURY (Road to Woodbury)

tumblr_mckwmfzhyg1ru6roto1_1280O segundo livro da trilogia conta a história de Lilly Caul, uma jovem sobrevivente que, após a morte do pai, se uniu a um grupo maior no que ela chama de “Cidade das Tendas”, um acampamento grande reunindo diferentes grupos da Georgia. Após ter sido atacada e salva por Josh Lee Hamilton, ela passa a ter uma pesada síndrome de culpa por congelar de medo e fugir, deixando Josh para defender-se sozinho. Ele sobrevive ao ataque e insiste em dizer que não a culpa, mas a ansiedade de Lilly é maior do que ela pode suportar.

Cumprindo o papel de babá das crianças do grupo enquanto os homens saem para buscar suprimentos, Lilly se encontra protegendo três crianças pequenas e Sarah, uma adolescente. Enquanto Lilly faz o possível para salvar as crianças, superando o próprio medo, Sarah é atacada e morte. O pai da menina, Chad Bingham, tem um ataque de fúria e espanca Lilly de raiva até quebrar alguns ossos dela e deixá-la com o olho infectado. Quem o impede é Josh, que corre para salvá-la e acaba assassinando Chad ao perder o controle. O grupo decide expulsar Josh como punição, mas ele acaba não partindo sozinho. Revoltada com a situação, Lilly decide ir com ele. BobStookey, um ex paramédico militar à beira do alcoolismo, decide acompanhá-los para poder cuidar dos ferimentos dela. Enquanto carregam a caminhonete de Bob, são abordados pelo casal de maconheiros do acampamento que desejam partir com eles: Megan Lafferty, a promíscua amiga de colégio de Lilly, e seu namoradinho do momento, Scott Moon.

O grupo parte e não se afasta muito, encontrando abrigo em um posto de gasolina já vazio e saqueado apenas alguns quilômetros de distância, o suficiente para poderem ficar de olho na “Cidade das Tendas”. Megan e Scott passam os dias enfiados no depósito fumando maconha e fazendo sexo. Bob bebe qualquer garrafa de álcool que consegue encontrar e, solitário, passa a espiar Megan e Scott, mas acaba se apaixonando pela ruiva junkie. Ainda debilitada da surra, Lilly faz o possível para ser útil enquanto Josh caça animais selvagens para poderem se alimentar.

Em uma madrugada, carros que eles reconhecem do antigo acampamento surgem fazendo a maior baderna, batendo nas bombas de gasolina e destruindo tudo pelo caminho. Eles percebem o que aconteceu: Um segundo ataque de zumbis ao acampamento infectou os sobreviventes que tentaram fugir e se transformaram enquanto ainda estavam na direção. Naquele momento, decidem seguir caminho. Bob avista um gigante Walmart nas redondezas e eles entram correndo para poderem pegar oque tiver restado após inúmeros saques já evidentes. Durante a visita, são abordados por um segundo grupo de sobreviventes fortemente armados. Após alguns momentos de tensão, o líder deles se apresenta como Caesar Martinez e anuncia que eles pertencem À uma comunidade organizada que ficaria mais do que satisfeita em recebê-los como parte da cidade.

Mesmo desconfiados, eles seguem Martinez e são logo apresentados ao chefe de Woodbury, suposto Phillip Blake, também conhecido como Governador. Ele oferece alojamento e explica que podem trocar bens e serviços por outros bens em um sistema de escambo. Josh e Lilly correm ao contro de alimentos para fazerem uma troca, mas logo descobrem que a coisa não é tão simples assim: Eles não estão interessados em posses materiais, mas em Lilly: querem trocar sexo por comida. Josh os afasta e decide proteger Lilly oferecendo sua força física nos serviços braçais como moeda de troca.

Lembrando o Governador de seu próprio pai, Bob logo se torna seu bichinho de estimação, recebendo do melhor possível, inclusiva acesso quase ilimitado à todo tipo de bebida. Ele oferece seus serviços na enfermaria ao Doutor Stevens e sua pupila, Alice, mas a recomendação do bom doutor à ele é bem simples: beba o máximo que puder. mantenha-se bêbado.

Aos poucos, o grupo vai se dispersando. Scott desaparece e Megan passa a se prostituir em troca de drogas. Lilly corta relações com a amiga, assustada com sua postura. Ela e Josh parecem ser os únicos a não se adaptarem àquele lugar. Algo no clima falsamente pacífico da cidade assusta ambos e, unidos pelo medo, desenvolvem um relacionamento sexual. Enquanto Lilly busca conforto e segurança, Josh começa a se apaixonar aos poucos. Eles conversam e decidem fugir daquele lugar juntos.

Eles pulam o muro e acabam encontrando uma vila de casas de veraneio multi-milionárias. Se alojam em uma delas, juntando coisas o bastante para fazer uma fuga bem equipada. Quando Josh se declara à Lilly, ela tropeça nas palavras e deixa-o entender que ela o está usando, gerando uma discussão acalorada o bastante para não perceberem a horda de centenas de Mordedores que estão cercando a casa. Eles se encondem no quarto do segundo andar, pulam a janela para os galhos de uma árvore a Josh toca fogo na casa. Escapam por pouco e decidem retornar à Woodbury, em segurança. O retorno não é nada pacífico. Quando chegam carregados com mochilas cheias, são abordados por Sam, o Açougueiro que reclama seus direitos sobre os itens encontrados afirmando que Josh lhe deve muito. Quando Josh lhe dá um soco na boca e vira as costas chamando por LillySam lhe dá um tiro na nuca e Josh cai morto imediatamente, deixando Lilly absolutamente catatônica.

Quem vai oferecer ajuda à ela é Stevens e Alice, com quem ela acaba passando a festa de natal e, depois de algumas doses de vinho, compartilhando seu desgosto com o Governador e a situação de Woodbury. Ambos concordam, mas não sabem o que fazer À respeito disso. A solução vem do quarto membro da festa de Natal: Martinez. Ele também não está nada satisfeito com a direção que as coisas vem tomando, especialmente a nova ideia de “Phillip Blake” de colocar seus prisioneiros para lutar até a morte. Martinez decide tomar uma atitude no momento em que o Governador o faz capturar uma caminhão inteiro de zumbis para deixar a arena mais emocionante. Ele não compartilha seu plano pois acredita que, caso sejam denunciados, é preferível apenas um saber a verdade até o momento final da execução. O grupo concorda. Para dar mais força à pequena milícia que estão formando, Martinez ainda junta dois de seus principais homens de confiança.

Enquanto isso, Bob se aproxima cada vez mais do Governador, chegando a confessar seu amor por Megan, o que não surte nenhuma reação no destemido líder da comunidade, nem mesmo quando ela aparece na porta do apartamento dele enquanto ele alimenta Penny, insinuando-se em troca de qualquer droga que ele puder oferecer. Ele se senta em sua poltrona e permite que ela o cavalgue. Enquanto transa com ele, ela vê um reflexo estranho através de uma porta. Focando melhor a visão, percebe que é são aquários empilhados, e logo descobre que eles não possuem peixes, mas cabeças decepadas de mortos transformados, com seus cérebros ainda intactos, movendo-se freneticamente. Ela tenta disfarçar e fingir que não viu, mas ao reconhecer o rosto de Scott entre as cabeças ela não consegue não reagir. O Governador vai pra cima dela, a estupra até terminar e manda ela se limpar. Ela grita pedindo para não ser ferida, mas tudo que o Governador faz é lhe dar uma ordem: Você nunca esteve aqui, você nunca viu nada e, de agora em diante, você está com Bob, vai morar com ele e dormir com ele. Ela obedece sem questionar. Bob a recebe de madrugada e conforta em seus braços, feliz da vida por poder tocá-la desta forma carinhosa. Eles adormecem abraçados mas, quando ele acorda, ela desapareceu: Assombrada com a noite anterior, ela não suporta a pressão e se enforca no vão da escada do prédio. Lilly surge às pressas para se despedir da amiga momentos antes da versão zumbi de Megan acordar. Com um sorriso sádico nos lábios, o Governador manda Lilly matar a amiga como um ato de misericórdia, mas Lilly congela. Atrás dela, é Bob quem dá o tiro fatal. À partir daquele momento, tudo que resta ao Bob será encher a cara até que o Governador precise dos serviços dele.

Naquele momento, Lilly sabe que está pronta para enfrentar o GovernadorMartinez tem tudo planejado para o dia da estréia dos zumbis na arena do “Círculo da Morte”. Assim que o Governador anuncia a luta e sai da arena para os corredores escuros, eles o atacam, colocando-o com alguns de seus capangas já capturados, todos amarrados em uma van e saindo de Woodbury com a intenção de largá-los algemados e indefesos para os Mordedores acabarem com eles. O que eles não cogitaram era a possibilidade de todo o barulho proveniente da pequena multidão na arena fosse atrair uma das maiores hordas já registradas. No escuro, a van mergulha no meio da multidão de corpos andantes. O Governador e seus capangas se libertam, matando os homens de Martinez, e eles são forçados a unirem forças para sobreviverem àquela maré de cadáveres. Assim que conseguem sair da multidão, o Governador captura Lilly e Martinez e os arrasta ao escritório dele abaixo na arena, mandando trazer Stevens para o encontro deles. Phillip “Brian” Blake já entendeu o que aconteceu e está preparado para garantir que outro erro desses não aconteça de novo através de uma simples ameaça: se qualquer pessoa da cidade tentar qualquer tipo de ação contra ele, Martinez vai pagar o preço. Isso parece ser o bastante para acalmar os nervos de Lilly, que se torna fria, olhando para o chão sem nenhum traço de emoção. Dentro da cabeça do Governador, a batalha esquizofrênica entre as personalidades de Brian e Phillip parece ter chegado ao fim e as notícias não são boas para Brian: Deste momento em diante, Phillip estará no comando. Ele entra novamente na arena, aonde os corpos dos lutadores jazem inertes no chão e os zumbis acorrentados se debatem inutilmente tentando mordê-lo, e anuncia que as coisas vão mudar: ele encerrará o sistema de escambo, distribuindo porções iguais a todos, e que se alguém desrespeitar suas regras será forçado a lutar na arena. Sob aplausos satisfeitos, ele parte.

Lilly e Martinez terão ainda mais uma tarefa a cumprir enquanto vivem em Woodbury: despedaçar os corpos para alimentar os zumbis de estimação do Governador, aqueles que irão para a arena e, é claro, a pequena Penny. Enquanto brande o machado sem nenhuma reação física sobre os corpos já destroçados dos amigos de MartinezLilly apenas nutre seu ódio visceral sobre Phillip Blake.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s