Falta criatividade entre os criativos mais bem pagos do mundo

screenplay-nyeComo uma aficionada pela sétima arte, fico muito decepcionada com a queda nada gradual da qualidade dos roteiros ultimamente. Não critico a qualidade técnica ou o dinamismo dos diálogos rápidos, mas a qualidade criativa mesmo. Aonde foram parar os roteiros originais?

Os maiores lançamentos dos últimos anos são adaptações literárias: Harry Potter, Millenium,  A Saga Crepúsculo, Batman, X-Men, Avengers, Jogos Vorazes. Isso tem seu valor inegável, gera interesse em leitura ao público mais jovem e tudo mais, mas não possui valor real para a história da arte cinematográfica, possui?

Nos últimos anos apenas quatro filmes originais realmente me surpreenderam: “Meia Noite em Paris”, “Bastardos Inglórios”, “A Pele Que Habito” e “Django” (admito ter dormido no meio do terceiro, mas começamos a assistir no meio da madrugada, então não conta). Ouso até mesmo a lembrar que a indústria atual está saturada de refilmagens desnecessárias (Total Recall) e mega produções focadas apenas em exibir novos efeitos visuais sem nenhuma qualidade no conteúdo (minha visão sobre Avatar é justamente essa).

Sim, é claro que assisti outros filmes bacanas, como “Distrito 9”, mas a crítica sobre o Apartheid é tão explícita que o filme quase se coloca na categoria de documentário (não fossem os alienígenas), mas eu sinto falta dos roteiros que realmente nos deixavam sem fôlego, aqueles que a gente saía do cinema meio sem reação, sem entender a nossa própria opinião no momento em que os créditos começavam a rolar sobre a tela com fundo preto, algo mais próximo de “Beleza Americana”, “LA Confidential”, “Boa Noite, Boa Sorte” e tantos outros títulos que populavam as listas de indicações ao Oscar no século passado. Hoje tudo que temos são uma lista finita de Best Sellers, sucessos de bilheteria, a mesma receita constantemente celebrada em ciclos repetidos.

Será que estamos chegando ao fim das idéias inéditas? Impossível! Enquanto o cinema entra em seu ciclo repetitivo, novos autores literários surgem todos os dias, séries originais são apresentadas a cada início de temporada, apenas o cinema está nessa decadência criativa… E vocês? Assistiram algum filme realmente original ultimamente?

Anúncios

6 thoughts on “Falta criatividade entre os criativos mais bem pagos do mundo

  1. Para mim, basta uma resposta: Analise a evolução de influência e poder do povo de marketing e business dentro da cadeia criativa, seja ela publicitária ou artística. Como um professor de marketing (!!) falou à sala uma vez: “A empresa sempre tem de manter o olho vivo, pois muitas vezes, o problema do marketing da empresa é o próprio marketing e sua existência.”

  2. Não acho Meia Noite em Paris original, acho que é uma reciclagem de uma idéia bem antiga, fora que os encontros com os personagens “históricos”, por assim dizer, achei que foram incrivelmente superficiais e frustrantes.
    Já faz uns anos que a produção realmente interessante de audiovisual está migrando dos cinemas pra televisão, um exemplo bobo é o quanto atores consagrados, famosos, estão fazendo séries, coisa que um tempo atrás seria para atores falidos na carreira.
    E é na tv que vi um dos programas mais criativos e corajosos em termo de roteiro: Breaking Bad. Pessoalmente, me apaixonei por essa série desde o primeiro episódio, mas independente disso eu defendo como uma série muito foda, em vários aspectos, principalmente roteiro, como disse, e direção. Algo para muito além do velho maniqueísmo monótono, ética, moral, vai tudo “pras cucuia”. Única cena (que eu me lembro) em que uma criança é morta com um tiro a puro sangue frio, na lata, no seco. Acho foda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s